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  • Foto do escritorStéfany Freitas

Como usar a psicologia das cores ao seu favor


As cores evocam emoções e isso influencia demais a forma como as pessoas vão perceber a sua marca. Por isso, saiba escolher estrategicamente a cor que vai representar a sua mensagem por aí!


A percepção das cores e a ligação com emoções não é necessariamente biológica, ou seja, não quer dizer que nascemos com uma pré disposição a interpretar cada cor de uma forma pois o que acaba fazendo com que a maioria das pessoas tenha a mesma sensação determinada cor é principalmente o contexto histórico que vivemos.


De acordo com o livro "A Psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão", da Eva Heller e Maria Lucia Lopes Da Silva, foram os vários acontecimentos históricos, religiosos e naturais que marcaram em nós tantos significados envolvidos no visual.


Para te ajudar a identificar isso na prática, deixei abaixo uma lista de cores e as sensações que elas transmitem. Vamos ver com qual delas a sua marca mais combina?


● AZUL

A cor mais preferida pelas pessoas, transmite segurança, confiança, calma e é muito usada em bancos e hospitais, por exemplo, pois são empresas que precisam reforçar a ideia de estabilidade e autoridade.


● VERMELHO

Muito usado em alertas e semáforos. Transmite sensação de perigo, energia muito alta e paixão. Também é usado por restaurantes por ser uma cor quente que estimula o apetite (assim como o amarelo e o laranja).


● VERDE

O verde é sempre associado à natureza. Por isso, marcas que defendem a ideia de sustentabilidade e consciência ecológica costumam aplicar essa cor em sua identidade visual. Porém, o verde também simboliza saúde, riqueza e juventude.


● LARANJA

Energia, entusiasmo e confiança são algumas das principais sensações transmitidas pelo laranja. Assim como o amarelo, é uma cor quente muito usada em produtos que combinam com o verão, atividades físicas e alegria.


● ROXO

O roxo é uma cor que estimula a criatividade, bastante associada à imaginação e também à nobreza, luxo e sabedoria. Por ser uma cor derivada do azul, também é calmante e muitas vezes voltada para a espiritualidade.



● PRETO

Preto pode ser usado para passar a ideia de luxo e sofisticação. Podemos ver isso em anúncios de eletrônicos e carros importados, por exemplo. Também instiga mistério e é bacana equilibrar a quantidade na sua identidade visual para não transmitir tristeza.


● BRANCO

O preferido dos designers que gostam de minimalismo. Se você também acha que menos é mais, pode apostar no branco como uma de suas cores destaque. A Apple é uma das empresas adeptas a essa cor que transmite a ideia de limpeza, calma e sofisticação.



Deixei aqui também um infográfico pra você ver na prática os tipos de empresa em cada cor:



 

Montando a sua paleta de cores


Agora que você conheceu as principais sensações que as cores carregam, use isso ao favor da sua marca. Combine sua identidade visual com a mensagem que deve ser passada para os clientes e lembre-se que a sua paleta pode ter cores complementares para compor melhor, caso você não queira apenas uma.


A combinação perfeita de cores, muitas vezes vai envolver um olhar profissional de um designer, mas você também pode criar uma paleta mesmo sem entender muito do assunto apenas usando uma ferramenta que eu recomendo, do site https://coolors.co/



 

Se gostou, envie esse post para alguém que também precisa saber disso!

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