Stéfany Freitas
18 de jan de 20212 min
Talvez você não tenha percebido ainda, mas existem pontos que a gente precisa parar e pensar seriamente quando se trata de construir uma marca. Por isso, decidi conversar sobre os principais comportamentos que eu tenho percebido como "sabotadores" de qualquer negócio.
Todo mundo já sabe o tanto de empresas que nascem todos os dias e como a concorrência só aumenta pra todos os lados, certo? Tendo isso em mente, o primeiro passo para se posicionar da forma certa é já se apresentar como "grande" desde o primeiro contato com o seu cliente.
Vou dar um exemplo: quando seu cliente entra no seu site, qual a impressão que sua empresa passa? O logotipo está alinhado com o propósito do negócio? Ou caso você ainda não tenha site, como seu feed do instagram está conversando com o público? Será que você já está nas redes sociais? Primeiro, eu aconselho estar no máximo de canais que você puder (site, Instagram, Facebook, LinkedIn...etc). Depois, comece a reparar o que te faz gostar ou não de uma empresa no momento em que ela se apresenta e use isso ao seu favor também.
Vamos falar da sua gestão de tempo. Você costuma se sentir sempre muito ocupado e sobrecarregado por vários dias mas com a sensação de que não sai do lugar, que não consegue tirar as ideias do papel?
Às vezes passamos o dia "secando gelo", resolvendo pequenas coisas que tomam todo o tempo e no final do dia, não fizemos o que realmente importa. E o pior é quando estamos no meio de uma atividade e lembramos de outra coisa pendente, o que aumenta ainda mais a ansiedade. Para resolver isso, tenho alguns hábitos que podem te ajudar:
Anotar no bloco de notas aquilo que (do nada) eu lembrei que tinha que fazer. Isso transfere minha ansiedade para o papel ou o app que estiver usando;
Terceirizar algumas funções;
Tirar um dia ou um horário só pra resolver o que foi anotado;
Desligar todas as notificações do celular que me distraem.
Tem coisas que necessitam ser funcionais antes de estarem perfeitas. Eu sei que é muito difícil pra algumas pessoas como eu que se atentam à detalhes demais, mas independende do seu nicho, você precisa estar lançado ao mundo, disponível o quanto antes para receber clientes e enquanto isso você vai construindo o seu branding, acertando os pormenores.
Essa é a forma mais leve e rápida de se colocar em prática aqueles insights que você anota pra fazer depois e nunca faz porque ainda falta isso ou aquilo. Vai por mim, se eu estivesse fazendo as vontades do meu perfeccionismo, até hoje essa marca e esse conteúdo não existiriam...
E aí, se identificou com algum ponto? Se sim, compartilha com alguém que você sabe que também precisa parar de se sabotar.